quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cores para 2013



É comprovado cientificamente que mesmo pequenas mudanças alteram/melhoram nosso comportamento e renovam as energias, fazendo com que deixemos de lado uma enorme carga negativa. Por isso, nada como renovar algum ambiente da casa e iniciar o ano com mais vontade ainda de colocar em pratica todas as promessas de fim de ano.
             Quando se trata de decorar a casa ou um ambiente logo se pensa na cor. Ela deve refletir os gostos pessoais, estilos e o momento de vida de cada um, isso é muito importante, por isso aí vão algumas dicas de pintura/cores que servem para muitos ambientes da casa:  

1) Sem mais nem menos algumas cores começam a prevalecer sobre as outras, nas ruas, nas roupas, na arquitetura e até nos objetos pessoais. E aí surge uma tendência. Esse ano por exemplo a "cor tendência" eleita pela Coral é um tom de índigo (do arco-íris), que possui influencia do violeta, cor associada a honestidade e a estabilidade.


Neo site da Coral voce encontra essa ferramenta para combinação de cores, que pode guiar suas escolhas.


As tendências são norteadoras, mas não devemos nos ater apenas a elas para definir a cor de um ambiente, ela mostra uma poosível direção, não significa que ela precisa ser seguida a risca, pois o ambiente precisa ser apreciado pelo morador. O essencial é tornar o ambiente coerente.

2)      Utilizar cores claras nas paredes e nos principais móveis, assim você pode variar a decoração com mais facilidade, aplicando cores em objetos que podem ser trocados com freqüência, como capas de almofadas, objetos de decoração, tecidos de poltronas, nichos de parede, cortinas e roupas de cama no caso dos dormitórios. 

Neste quarto de menina a base é toda branca. As cores bem vivas, presentes apenas em alguns objetos ficam em destaque.

Nesta sala de estar os detalhes coloridos aparecem nas almofadas, na madeira da poltrona e nas flores.

Uma composição que não tem erro e pode ser usada em qualquer parte da casa é bege+branco. Essa combinação garante elegância e conforto.


            3)      Se você gosta de um colorido nas paredes é bom começar a escolha fazendo-se as seguintes perguntas: quanto tempo passarei nesse ambiente? Vou receber muitos amigos aqui? ou será um espaço para relaxar sozinho? É um ambiente bem arejado e iluminado? Com qual estilo eu mais me identifico: clássico, moderno, ousado, sofisticado?
             Tendo as respostas fica mais fácil definir a cor, pois há as que são alegres, as calmantes, as intensas, as relaxantes, as vibrantes, as sóbrias e assim por diante. Independente da escolha da cor é importante combinar os tons mais fortes com tons neutros, deixando os ambientes equilibrados e evidenciando os elementos decorativos.



Azuis são inspiradores, tanto os claros como os escuros. O  azul-marinho é versátil e muito elegante e pode ser combinado com branco ou bege, ganhando bastante destaque.


O  cinza pertence ao grupo das cores neutras, que podem ir do básico ao sofisticado. São como um corringa na decoração, ficam muito bem com praticamente todas as cores dando destaque aos elementos decorativos. O cinza é moderno, pode ser combinado com branco, amarelo, preto, azul ou madeiras claras.


O  vermelho é uma cor ousada e intensa, por isso é preciso ter cuidado! Quando utilizado em apenas uma parede cria um ponto de atenção e não fica pesado. Pode ser combinado com preto e branco ou cinza e branco criando espaços conteporâneos e elegantes e também com madeirados, fica bem aconegante.

 
O  coral é mustura de laranja com cor-de-rosa que garante vivacidade e alegria ao ambiente. Fica ótimo quando composto com bege ou branco, como na imagem acima. Pode também ser usado com preto.


 Os amarelos são cores iluminadas e trazem energia, vitalidade e criatividade, além de ser versátil, por isso pode ser usado em qualquer cômodo da casa. Dependendo do tom escolhido pode ser alegre (como nesta varanda) ou repousante se for mais cítrico e claro.



Cor-de-roda é a cor mais feminina de todas. É a cor da magia e da inspiração. Por ser pouco utilizado fora dos dormitórios infantis, é capaz de criar ambientes inusitados. É muito alegre e pode ser composto com branco, bege, azul, cinza, vermelho e também com cores fortes para conferir modernidade.

 
O verde é considerado a cor do equilíbrio, da esperança e da satisfação. Os tons claros trazem alegria e vida aos ambientes, já os escuros e fechados resultam em elegância, como na imagem acima. A mistura com madeira fica ótima. Os verdes podem ser composto também com branco e preto ou outros de verde da mesma página do leque de cores.


Entendendo as cores:

O círculo cromático não e um instrumento cientifico, mas é bastante útil para a composição de cores em qualquer trabalho, pois possibilita a identificação das cores contrastantes, harmônicas, etc.





INSPIRE-SE VOCE TAMBÉM!




Nenhum comentário:

Postar um comentário