sexta-feira, 14 de março de 2014

Processo Projetual



Depois de longos meses sem publicar nada aqui, estou de volta!
Hoje resolvi fazer uma postagem diferente, vou falar sobre o processo que é a elaboração de um projeto arquitetônico. Fala-se que arquitetos são pessoas extremamente criativas e blá blá blá. Pois bem, não é bem assim. Essa coisa de criatividade é importante, mas ela, por si só, não garante, nem de longe, um bom projeto, uma vez que, muitas interfaces estão envolvidas nisso tudo.
Antoine Laurent Lavoisier, pai da química moderna, já dizia: "Nada de cria, nada se perde, tudo se transforma". Mas o que a química tem a ver com arquitetura? Bem, nesse caso, acredito que um está extremamente relacionado com o outro, afinal o arquiteto não senta e inventa do nada uma composição de formas que resultará numa arquitetura esplendorosa. Por trás de toda "criação arquitetônica" há muitas fontes que alimentam um arquiteto, há muito estudo, muitas horas observando o mundo e acreditem, filosofando. O cérebro dos arquitetos é uma biblioteca incrível de imagens, tudo o que ele vê fica registrado para um dia ser adaptado e utilizado em algum projeto. Por isso é muito importante que esses profissionais viajem constantemente. Cada local, com sua cultura, seu clima e demais especificidades proporcionam a ele experiências que poderão ser traduzidas em projeto. É disso que ele se alimenta.
O profissional arquiteto precisa ainda estar antenado às novidades e técnicas construtivas, precisa ser um bom administrador, entender de cada etapa da construção, compreender as expectativas do cliente... E no fim, ou no início, disso tudo ele precisa unir sua biblioteca mental a cada uma das exigências da obra/projeto para "criar" e pôr no papel o sonho de muitos clientes!
Esse vídeo mostra o processo de criação da IDEO, uma das maiores empresas de design do mundo. Vale a pena assistir, pois o processo de criação do arquiteto também está relacionado com o design.

https://www.youtube.com/watch?v=uLYNA8UJDDw 
 
Para concluir a dica é: Contrate um bom profissional e dê a ele o tempo necessário para ele desenvolver seu trabalho, pois não existe uma fórmula pronta para fazer o projeto, cada caso é um caso e as soluções às vezes não surgem sem determinado tempo de trabalho.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário