quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Lazer


"Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão..."
(Willian Shakespeare)

          Com o verão se aproximando nada como ter um lugar para aproveitar ao máximo os dias ensolarados e o melhor, sem sair de casa. O post de hoje é de uma área de lazer. Esta edícula de festas com área de piscina foi projetada buscando harmonia entre os espaços internos e externos, ideal para receber poucos ou muitos amigos e desfrutar de momentos agradáveis e inesquecíveis.
           A concepção arquitetônica da edícula segue o estilo arquitetônico da residência da família, onde prevalece a rusticidade (a casa possui pilares revestidos de madeira, aplicação de pedra-ferro filetada na fachada e o piso de áreas externas também é de pedra). O telhado dividido em níveis foi proposital para garantir boa iluminação também nos fundos da edícula, onde está a churrasqueira.
           Esta é a proposta:


  Este é o local onde será construída a edícula. (27-04-2012)

 Início das fundações. Imagem de 24-03-2013
 Obra em 07-06-2013
 Obra concluída. Imagem de 03-11-2013
 Obra concluída. Imagem interna da estrutura do telhado, toda aparente em madeira "Maracatiara". 03-11-2013
Obra em fase de conclusão. Revestimento de pedras irregulares na churrasqueira. Imagem de 03-11-2013

         Aproveitando o post desse projeto, vou dar algumas dicas para escolher o acabamento do entorno da piscina, que embora seja um dos últimos ítens a ser pensado ele é um dos mais importantes a se considerar, pois além de estar num local onde vamos passar grande parte do tempo ele é tão importante na composição do espaço quanto o paisagismo e requer alguns cuidados básicos:

- Observar a capacidade térmica do material e da sua superfície. Como é um local exposto constantemente ao sol ele deve ser atérmico, ou seja, não pode esquentar muito;
- O material deve ser antiderapante, afinal o entorno da piscina pode ficar molhado e ocasionar acidentes ou desconforto ao andar;

          Tendo em vista esses dois aspectos, aí vão dicas de materiais para usar na borda da piscina:

- Pedras: As mais utilizadas são a mineira, são tomé e gioás, que possuem ótimas propriedades térmicas e antiderrapantes. Também podem ser utilizados: o mármore travertino bruto, granitos (jamais polido! e ainda é preciso aplicar algum tratamento antiderrapante), pedras importadas, arenitos ou mosaicos portugueses.
Vale lembrar que há varias possibilidades de assentamento e também de formato das pedras!

                  
                                             Borda e entorno de pedra São Tomé                Entorno com mosaico portugues


- Porcelanatos ou Cerâmicas: São uma boa pedida pois oferecem inúmeras opções de cores, tamanhos e formatos e podem ser aplicadas peças diferentes na mesma área (aliás... composições com peças distintas são muito bem vindas). Há materiais de alta tecnologia desenvolvidos especialmente para este fim, são peças que não desbotam e são resistentes a manchas.
Algumas marcas que oferecem opções lindas são: GailLepri, e Portinari
Dica:É muito importante que o assentamento das peças seja feito com uma argamassa de qualidade, específica para áreas externas, isso evita que com o passar dos anos as peças quebrem ou descolem.


Entorno de piscina em porcelanato retificado rústico e antitérmico
da Portinari e degrau com mosaico portugues

 
- Cimentícios: Já há no mercado varias empresas produzindo esses "agregados de pedra". Esse piso é atérmico e altamente drenante (a água que cai sobre ele vai direto para o solo). Outra vantagem desse material é que ele possui em sua composição materiais reciclados (vidros, garrafas PET, etc.). Podem ser feitas diversas composições e a sustentabilidade que está presente na produção é um ótimo diferencial.

- Deck's: As possibilidades usando deck's juntamente com outros materiais são inúmeras, podem ser de madeira tratada ou madeira ecológica, mas lembrando sempre de evitar o contato direto da madeira com a água. A escolha da madeira também deve ser cuidadosa, as espécies mais indicadas são ipê, cumaru e cumarú, mas não custa pedir indicação de uma boa empresa na hora da escolha, para que a madeira escolhida seja a adequada para o seu caso.   

                                                Entorno de piscina com composição de borda em pedra e deck

Nenhum comentário:

Postar um comentário